titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Futuro & Patrimônio: o mundo das obras de infraestrutura e energia se encontra com o mundo da arqueologia e do patrimônio histórico em Natal.

Pouca gente sabe mas uma das atividades que têm sido muito desenvolvida em paralelo e por conta das obras de implantação de parques eólicos em regiões do RN, CE, BA, RS, PI e MA é o resgate de sítios arqueológicos e a preservação de patrimônio histórico nas regiões. 

E faz parte do processo de licenciamento ambiental dos projetos a prospecção e o diagnóstico dos sítios arqueológicos e seu resgate. Tudo isso têm um arcabouço legal/regulatório e operacional que se comunica com o processo de autorização de construção e operação de parques eólicos, como também de linhas de transmissão e outros de infraestrutura (estradas, aeroportos, portos etc.). 

Estes dois mundos aparentemente tão distintos irão se encontrar hoje e amanhã (26 e 27 de setembro) em Natal, no Parque da Costeira, no simpósio de oficinas de trabalho FUTURO & PATRIMôNIO (http://www.cerne.org.br/futuropatrimonio), organizado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, pelo Centro de Estratégias de Recursos Naturais e Energia – CERNE e pela Associação Brasileira de Energia Eólica – ABEEólica.

Os participantes são profissionais, gestores e pesquisadores das especialidades ligadas à preservação e desenvolvimento do patrimônio cultural brasileiro, profissionais, técnicos, gestores e investidores da área energética, atuantes ou interessados em todo o Brasil, proprietários de ativos com potencial energético ou histórico, gestores públicos, professores, pesquisadores, mestrandos, doutorandos, estudantes e colaboradores da área de energia e profissionais da área ambiental.

O objetivo do evento é promover a integração entre os profissionais, gestores e pesquisadores das especialidades e entidades ligadas ao patrimônio cultural com os gestores, profissionais e empreendedores do setor energético nacional, ressaltando a importância de cada setor para o futuro responsável do País. Demonstrar mutuamente as realizações, características e desafios de cada setor; debater e contribuir para o aprimoramento dos procedimentos, relacionamentos, registros e investimentos nas áreas operacionais de cada um.

Teremos a presença da presidente nacional do IPHAN, da presidente nacional da Abeeolica, presidente da CHESF, diretores de operações das empresas CPFL, Serveng, Iberdrola, Renova, Energisa, EdP entre outras. 

Aberta ao público será a sessão de exposição de casos de sucesso (resgates de sítios arqueológicos) na manhã de 6a feira, dia 27, de 9:00 ao meio-dia. Durante o evento também será realizada reunião institucional para elaboração da Carta Futuro & Patrimônio 2013, consolidando as conclusões e desafios levantados pelas discussões dos dois dias. 

Mais informações e programação completa: http://www.cerne.org.br/futuropatrimonio


Comentário de hoje na Coluna SustentHabilidade (Jornal 96) - https://soundcloud.com/jean-paul-prates/jpprates-coluna-3

Nenhum comentário:

.