titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CERNE vai apoiar Governo do Espírito Santo na atração de eólicas





O Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), sediado em Natal-RN, recebeu nesta 3a Feira, dia 28/FEV, a visita do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo, Marcio Felix Bezerra. Ele esteve acompanhado do Presidente do Banco de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (BANDES), Guerino Balestrassi, e do Diretor Geral da Agência de Serviços Públicos em Energia (ASPE), Fernando Schettino. 

A delegação capixaba veio conhecer melhor as estratégias e políticas de gestão setorial que atraíram o interesse dos empreendedores no setor de energia renovável do Rio Grande do Norte durante os últimos 4 anos. Os visitantes foram recepcionados pela diretoria executiva do CERNE com uma apresentação sobre a evolução e o sucesso do RN nos leilões federais de energia e o andamento atual dos empreendimentos em construção. 


O grupo também conheceu a sala de visualização de projetos do CERNE e estabeleceu entendimentos para a cooperação entre a entidade norte-riograndense e o Governo do Estado do Espírito Santo para implementar estratégias de atração e incentivo aos empreendimentos eólicos. Também foi acertada a colaboração do CERNE para a viabilização de um projeto piloto de medição de potencial eólico offshore, aproveitando a estrutura de uma plataforma de petróleo desativada, localizada na costa daquele estado.

"Saio do RN encantado com o que vi sobre energia renovável. Um trabalho visionário e bem sucedido", declarou o Secretário Marcio Félix. "O RN é um modelo a ser seguido", complementou. 


Além de visitar o CERNE e atender à imprensa norte-riograndense, os gestores públicos capixabas realizaram visita à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado e ao CTGAS-ER. "Tenho a certeza de que, com tantas entidades competentes e a partir das experiências pioneiras que enfrentamos ao longo dos últimos 3 ou 4 anos neste setor, poderemos cooperar muito para que este estado tão parecido e amigo do RN possa também desenvolver sua indústria eólica de forma atrativa e competitiva", afirmou o diretor-geral do CERNE e ex-Secretário de Energia do Estado, Jean-Paul Prates. 



A delegação, ao final, realizou convite ao diretor-geral do CERNE para palestrar sobre a experiência como gestor público no processo de atração das eólicas para o RN, no próximo Fórum Capixaba de Energia, a ser realizado em Vitória, em abril. 

Um comentário:

Soeli disse...

Parabéns Diretor e Professor Frenando.
A gente fica feliz quando vê o pais buscando, estudando alternativas viáves a melhoria do nosso Meio ambiente.

Abraços

Soeli Uliana
CESAN.

.