titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Reunidos em Natal, especialistas discutem a produção terrestre de petróleo do Brasil.

Natal/RN, 28 de novembro de 2011– 350 congressistas brasileiros e estrangeiros estão reunidos, desde o início da manhã desta segunda-feira (28) em Natal, para debater os desafios e soluções tecnológicas para a produção de petróleo terrestre no Brasil. A Feira e Congresso BRAZIL ONSHORE 2011, começou hoje, no Pirâmide Natal Hotel & Convention. A feira é o maior evento brasileiro especificamente voltado para atividades petrolíferas em terra. 
Organizada pelo Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e pela Society of Petroleum Engineers (SPE), a  Brazil Onshore 2011 traz a Natal os principais representantes do setor de óleo e gás voltados para a exploração e produção em terra. Na área de exposições de 650m2 da feira, estão 51 empresas como Baker Hughes, Halliburton, Petrobrás, Schlumberger, OGX, Frontier, Cameron e Wheatherford. Essas empresas compartilham o espaço com fornecedores de equipamentos e empresas locais - de Mossoró-RN, da Bahia e de outros estados. Nos stands demonstração de produtos, credenciais técnicas e habilidades tecnológicas.

No Brasil há 76 empresas trabalhando na exploração e produção de petróleo em terra, sendo 40 brasileiras e 36 estrangeiras, a maior parte delas pequenas e com operação onshore.
Na conferência, realizada simultaneamente ao evento, debates e palestras sobre viabilidade econômica de campos marginais, licenciamento ambiental de poços terrestres e temas técnicos, como automação da produção ("smartfields"), produção de óleo pesado em terra, tecnologias acessíveis para campos terrestres marginais, e reservatórios não convencionais.
“O evento é uma grande oportunidade para levantar a discussão de como será o cenário das atividades terrestres (onshore) no país e investimentos futuros. Diversas companhias estão investindo em seu portfólio exploratório terrestre e as primeiras descobertas já estão surgindo. Além disso, por apresentar custos mais baixos e menores complicações logísticas, os campos em terra funcionam como um grande laboratório para tecnologias que serão posteriormente utilizadas em ambiente offshore”, afirmou Jacques Salies, presidente da Seção Brasil da SPE - Society of Petroleum Engineers.
 
O evento, que se realiza a cada dois anos, conta este ano com o apoio local do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), que contribuiu para que o RN voltasse a sediar o evento. A última edição havia sido realizada em Salvador, Bahia.
 
“O Brasil comemorará, em breve, 70 anos de atividade petrolífera. Pelo menos a metade desta história tem a participação efetiva e bem sucedida do Rio Grande do Norte, e de seus campos terrestres. O Brasil tem 8.991 poços em produção. Dos 3551 poços do Rio Grande do Norte, 3440 são poços terrestres. É justo e louvável que tenhamos trazido para cá o maior evento brasileiro deste segmento que ainda tem muito o que mostrar e produzir para o Brasil e para os brasileiros", explica Jean-Paul Prates, diretor-geral do CERNE e correspondente local do IBP para os estados RN, CE e PB. 

No discurso de abertura, o secretário executivo do IBP, Alvaro Teixeira, citou a importância da realização da Brasil Onshore no Rio Grande do Norte.” Natal, por sua posicão estratégica e pela infra-estrutura adequada, continuará a ser o centro de inteligência dessas atividades. Além disso, é a capital do Estado que ostenta a posição de maior produtor de petróleo em campos terrestres. Daí a relevância da realização da Brasil Onshore aqui”.
 
O Consulado do Canadá também organiza um workshop na terça-feira (29), no Hotel Serhs Natal. O evento “Brasil-Canadá: Oportunidades no Setor Onshore” vai trazer empresas do Canadá para debaterem a exploração em terra, atividade em que o país é um dos mais fortes do mundo.
 
Programação completa e inscrições: www.brazilonshore.com.br
 
SERVIÇO:
Evento: BRAZIL ONSHORE 2011 - Congress & Exhibition
Programação: http://bit.ly/rxTzfu
Local: Hotel Golden Tulip Paulista Plaza– Alameda Santos, 85 – São Paulo, SP
Organização: IBP, SPE (+ apoio CERNE)
Patrocinio: PETROBRAS, OGX, Perbrás, Apolo Tubulars, Halliburton, Weatherford
Apoio: CERNE - Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia - Natal-RN
 
INFORMAÇÕES À IMPRENSA:
Assessoria de Comunicação IBP
Tatiana Campos - 21 2112-9028
press@ibp.org.br
 
Assessoria de Comunicação CERNE
Neli Terra - 84 9984-2015 ou 84 2010-0340
neliterra@gmail.com ou imprensa@cerne.org.br
 

Nenhum comentário:

.