titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

NATAL VAI SEDIAR MAIOR EVENTO SOBRE ENERGIA EÓLICA DO PAÍS

 
Autoridades e executivos de todo o pais se reúnem na capital potiguar para discutir a inserção definitiva da fonte eólica na matriz energética e a regionalização da competitividade no Brasil.
 
Pelo terceiro ano consecutivo, Natal volta a sediar  o maior evento brasileiro do setor de energia eólica. A 3º edição do Fórum Nacional Eólico e da Carta dos Ventos vai ser realizada no Hotel Pirâmide, nos próximos dias 21 e 22 de novembro.   
O fórum será composto por duas sessões  simultâneas . A primeira, só para convidados, vai  discutir ações  para a chamada "Carta dos Ventos", documentação da intenção firmada na ocasião do primeiro Fórum Nacional Eólico por dez entidades para promover a articulação institucional para programas de incentivos financeiros, fiscais e tributários que atendam à cadeia produtiva do mercado eólico. O grupo de trabalho será formado por autoridades e executivos do setor eólico e a reunião acontecerá no dia 22 de novembro. Entre as principais discussões propostas estão a  análise da infraestrutura necessária para a multiplicação dos parques, a cadeia de fornecimento de produtos e serviços e o ambiente de comercialização da energia gerada.
Já a segunda sessão, aberta ao público, terá uma será uma série de painéis com temas ligados ao desenvolvimento do setor eólico no país. Na manhã do dia 21, o tema é  a gestão de riscos em energia eólica. À tarde,  a visão do governo e o compromisso das autoridades. Também serão oferecidas  diversas palestras sobre infraestrutura para expansão da geração de energia eólica, novidades tecnológicas e comercialização de energia.
A carta aborda  as estratégias de longo prazo para o setor, que vem conquistando um espaço cada vez maior na matriz energética nacional. O evento é promovido pela VIEX Americas, empresa de informação empresarial especializada em eventos corporativos, com sede em SP, em parceria com o CERNE - Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, com sede em Natal.


Nas edições anteriores, o evento reuniu mais de 600 participantes e é considerado o principal encontro político-econômico da indústria eólica brasileira.
Para o diretor-geral do CERNE, Jean-Paul Prates, ter um evento desse porte em Natal mostra a força do nordeste no segmento das energias renováveis, principalmente a eólica. "Viramos o jogo quando deixamos de ser somente consumidores e passamos a ser grandes produtores de energia e hoje somos líderes em número de projetos de parques eólicos. Nada mais natural que as decisões sobre as estratégias nacionais de longo prazo do setor eólico aconteçam aqui." 
A programação completa está disponível no site www.viex-americas.com.br e inscrições podem ser solicitadas pelo telefone 11 5051-6535 e pelo e-mail info@viex-americas.com.br.
SERVIÇO: 
3º Fórum Nacional Eólico – Carta dos Ventos
Organização: VIEX Americas 
Data: 21 e 22 de novembro de 2011 
Local: Hotel Pirâmide – Av. Senador Dinarte Mariz, 1.717 – Natal – RN
Inscrições: 11 5051-6535 e info@viex-americas.com.br 
Site: www.viex-americas.com.br
ATENDIMENTO À IMPRENSA
Luciano Fonseca
Assessor de imprensa
VIEX Americas
11 2837-1680
11 8249-1145
luciano@vxa.com.br
Luciano.fonseca@take4.com.br
Neli Terra 
Press Coord
CERNE
84 2010-0340
84 9984-2015
neliterra@gmail.com

Nenhum comentário:

.