titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

sexta-feira, 8 de julho de 2011

RN é destaque em eólicas no All About Energy, em Fortaleza-CE




CERNE, com sede em Natal, apoiou o evento internacional


FORTALEZA, 08/07/2011 - O RN está presente no "All About Energy 2011", Congresso e feira que começou na última terça e termina hoje, em Fortaleza-CE. O evento conta com a presença das maiores empresas do setor de energia renovável do mundo, além de representantes de governos, investidores, pesquisadores e instituições setoriais nacionais e internacionais.
O CERNE (Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia), com sede nacional em Natal, foi um dos apoiadores institucionais do evento. O diretor-geral do centro e ex-secretário de energia do RN, Jean-Paul Prates, mediou ontem uma mesa de debates técnicos sobre energia eólica com 13 palestrantes e que contou com a participação do Senador Ignacio Arruda (PCdoB-CE). 

"O Rio Grande do Norte tem grande satisfação de hospedar o maior número de MW em construção do País, fruto de uma política consistente de potencialização e atração destes investimentos, realizada ao longo dos últimos 5 anos", afirmou Prates, durante o encontro. "Provamos que temos, juntamente com o Ceará, o melhor potencial eólico do País. O mesmo ocorrerá com a energia solar. Agora temos que buscar a conquista de fábricas e tecnologia autóctone, buscando a multiplicação máxima dos efeitos positivos desta atividade, para as comunidades e a economia dos nossos Estados.", asseverou.



Entusiasta do segmento, o Senador Ignacio Arruda afirmou que as eólicas, tanto no CE quanto no RN, podem contar com o apoio intenso de toda a bancada parlamentar cearense. Ele afirmou que os aprimoramentos do ambiente operacional e regulatório do setor no seu Estado já estão surtindo efeito. "Ainda falta uma discussão política nacional acerca da integração destas fontes renováveis com as áreas de ciência e tecnologia e de meio ambiente, no âmbito federal. Vamos atrás de promovê-la.", afirmou. 
Representantes do Governo Federal confirmaram as novas datas para os leilões de energia que ocorrerão em 2011: 17 e 18 de agosto. Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o adiamento na data se deve ao grande volume de projetos cadastrados, que superou as expectativas. Segundo a instituição, responsável pelo cadastramento dos projetos para os leilões e pela definição das regras, já existem mais de 15.000MW em capacidade instalada de projetos habilitados. 


Durante o evento, o diretor da Abeeolica, Pedro Cavalcante, informou números aproximados da habilitação dos projetos eólicos para o Leilão Federal de 2011. O Rio Grande do Norte aparece mais uma vez em primeiro lugar disparado, com cerca de 3,200 MW inscritos. Depois aparecem o Rio Grande do Sul com 2.800MW; Ceará com 2.400MW; Bahia com 2.200MW; Piauí com 600MW e Pernambuco com 400MW. 

Para os projetos vencedores deste ano, a data de início de suprimento será março ou julho de 2014, dependendo do leilão de que participem. Serão dois: o "A-3", para compra de energia regular – que envolve todas as fontes sem restrições(hidrelétricas, térmicas a gás, eólicas, biomassa, carvão etc.), e o leilão de Reserva, destinado à compra de energia de reserva, com participação restrita a fontes eólicas e de biomassa. (JPP) 


Nenhum comentário:

.