titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Jean-Paul Prates Cidadão Potiguar


NATAL - 28/JUN/2011 - O Rio Grande do Norte concederá hoje a cidadania potiguar ao advogado e economista Jean-Paul Prates em cerimônia realizada no plenário da Assembléia Legislativa do Estado, por proposição da Dep Marcia Maia (PSB). 
O carioca Jean-Paul Prates é especialista em Assuntos Regulatórios, Estratégia e Mercados de Recursos Naturais e Energéticos e trabalha no RN desde 1997, Estabeleceu segunda residência em Natal em 2000 e domicílio principal desde 2006.  Como assessor especial (2003-2006) e finalmente Secretário Extraordinário de Energia e Assuntos Internacionais do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (2008-2010), foi responsável pela organização das políticas públicas do Estado quanto a petróleo, gás natural, energia elétrica e fontes renováveis (eólicas, solar, hídrica e biocombustíveis), com diversas medidas de efeito prático que resultaram no incremento substancial da atratividade do Rio Grande do Norte para investimentos nestas áreas. 
Sob sua gestão, o RN alcançou a auto-suficiência em capacidade instalada para gerar o seu próprio consumo energético. Ademais, foram criadas as condições que conquistaram e garantiram, para o quadriênio 2011-2014, mais de R$ 9 bilhões de reais em contratos de investimento para instalação de parques eólicos no Estado, propulsionando o Rio Grande do Norte como campeão nacional dos leilões federais de energia renovável de 2009 e 2010, e como novo líder em empreendimentos de geração de energia a partir do vento no Brasil.  Organizou o primeiro plano conceitual de uma Linha de Transmissão translitorânea para dar base de conexão dos novos parques ao sistema integrado nacional. Criou e organizou o Forum Nacional Eólico - Carta dos Ventos e o Colóquio Solar Brasileiro, anualmente realizados em Natal. Também foi responsável pela introdução de projetos piloto de energia termo-solar no Estado, hoje em curso de viabilização.
Na área de petróleo, foi responsável pelos trabalhos técnicos e negociações setoriais que resultaram na consolidação da Refinaria Potiguar Clara Camarão, em Guamaré. Tem sido aguerrido defensor dos royalties e benefícios sócio-econômicos da atividade de petróleo para o Estado e municípios, e um batalhador por novos recursos federais e estaduais para pesquisa, capacitação e tecnolocia local. Tem sido uma liderança técnica, ouvida nacionalmente, quando se trata das discussões sobre energia eólica, petróleo em terra,, regulação do Pré-Sal, royalties e investimentos setoriais, sempre contribuindo para destacar o RN nestes debates. 
Prates é Mestre em Economia e Gestão de Petróleo e Gás pelo Instituto Francês do Petróleo (IFP), Paris, França e Mestre em Administração, Planejamento e Política de Recursos Energéticos e Meio Ambiente pela Universidade da Pensilvânia. Professor de Legislação e Regulamentação da Pós-Graduação em Negócios de Petróleo e Gás Natural da COPPE-UFRJ. Membro do Conselho Técnico-Científico do Núcleo de Petróleo e Energias Renováveis NUPER da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Especialista em gestão pública de recursos naturais e energia, atuou na década de 90 como Consultor do Ministério das Minas e Energia e da ANP na elaboração de diversos instrumentos regulatórios tais como o Contrato de Concessão oficial para atividades de petróleo. Foi autor do Decreto dos Royalties, além de portarias referentes ao mercado de gás, livre acesso à logística e combustíveis. Como consultor do MME, participou da estruturação da Agência Nacional do Petróleo. Também foi Consultor da Câmara dos Deputados na elaboração e discussão da MP, emendas e projeto(s) de Lei relativos aos biocombustíveis e ao biodiesel. Na década de 80, foi membro da equipe jurídica da Petrobras Internacional S. A. – BRASPETRO.
É colunista semanal da Editoria de Economia do Globo Online através da coluna “Além do Petróleo”, além de colaborador regular dos jornais O Globo, O Estado de São Paulo e Zero Hora; da Globo News, Jornal Nacional, Jornal da Globo, Bloomberg, FoxNews e rádios CBN, Gaúcha e Eldorado. É também editor colaborador da edição internacional do “Oil & Gas Journal” e das revistas “Offshore Magazine” e “International Energy Law and Taxation Review”. É o Editor-Chefe da edição latino-americana do “Oil & Gas Journal” a mais importante publicação da indústria do petróleo mundial.
Atualmente, é o diretor-geral do CERNE (Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia), sediado em Natal RN e considerado o primeiro “think tank” estratégico do Nordeste. O CERNE tem como objetivo pensar e ajudar na implementação de diretrizes governamentais e estratégias empresariais relacionadas com o futuro sustentável das atividades econômicas relacionadas com recursos naturais e energia no RN, e é financiado pelas mais importantes empresas atuantes em cada um dos setores (energia, petroleo, gás, mineração, sal, aquicultura e pesca, eficiência urbana etc.)

Nenhum comentário:

.