titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

terça-feira, 8 de junho de 2010

A CAPITAL DOS VENTOS, MAIS UMA VEZ.

Nos próximos dias 10 e 11 de junho acontece no Serhs Natal Grand Hotel no Rio Grande do Norte a segunda edição do Fórum Nacional Eólico / Carta dos Ventos. Em 2009, tivemos mais de 250 participantes neste evento que aconteceu em terras potiguares com caráter predominantemente político.


O Fórum Nacional Eólico reúne autoridades, investidores e decisores do setor de energias renováveis do Brasil e de outros países. O Fórum Nacional Eólico 2010 terá como tema principal o início do processo de implantação dos novos parques resultantes dos leilões federais e das contratações no mercado livre para eólicas. Para isso o evento terá uma estrutura dinâmica e objetiva que, ao final, proporcionará aos participantes a oportunidade de participar efetivamente do aprimoramento das condições regulatórias, operacionais, institucionais, ambientais, financeiras e econômicas para a continuidade dos investimentos comprometidos para os próximos anos.

Na grade programática, a implantação dos projetos, as condições de financiamento, o estado da arte em tecnologia, as novas fronteiras de fornecimento e operações, e os aspectos ambientais da geração de energia eólica serão os temas dos módulos que, este ano, contarão com a coordenação de entidades especializadas atuantes em cada segmento de interesse desta indústria.

Teremos também, novamente, a Reunião Privada, cujo formato e dinâmica agradaram imensamente aos patrocinadores e autoridades presentes. O tema deste ano será a infraestrutura de transmissão e logística para implantação física dos parques eólicos”, essencial para o atendimento ao cronograma e exigências gerais para implantação dos novos parques eólicos.

Outra importante atividade do II Fórum Nacional Eólico será a reunião de instalação da “Força-Tarefa de Atualização da Carta dos Ventos”. Esta reunião acontecerá no dia 10 pela manhã em uma reunião de trabalho privativo entre as autoridades signatárias: MME, MMA, Governos dos Estados, Congresso Nacional (Senado e Câmara), Assembléias Estaduais, ABEEÓLICA, Federações das Indústrias, Universidades e Centros de Pesquisa. No encontro, será realizada a atualização dos termos da Carta, e deliberado um cronograma de atividades para implementação das diretrizes estratégicas e operacionais previstas no documento.

Para a edição 2010 há confirmações importantes instituições como: Ministério de Minas e Energia, Ministério do Meio Ambiente, CCEE, ONS, Secretarias Estaduais para Assuntos de Energia, ABEEOLICA, APMPE, FIERN, Ministério Público Estadual, além de autoridades locais do Estado do Rio Grande do Norte.

O Fórum Nacional Eólico 2010 será uma oportunidade para estabelecer novos contatos e estabelecer metas sobreos rumos do setor eólico em 2010-2011, não só para o Estado do Rio Grande do Norte bem como para todo o país.

A edição 2010 conta com os patrocínios principais da Wobben, CPFL, Petrobras e Guodian China Corporation. Patrocinam também esta iniciativa em 2010 as empresas: Vestas, Iberdrola, Dois A Engenharia e Siqueira Castro Advogados. O Fórum Nacional Eólico 2010 é uma iniciativa do CERNE – Centro de Estratégias em Recursos Naturais & Energia, tem como Estado Anfitrião o Rio Grande do Norte e é organizado pela VIEX Americas.

AGENDA:
10 e 11 de junho de 2010
Serhs Natal Grand Hotel
Telefone para contato: (11) 5051-6535
Site: http://www.viex-americas.com.br/eventos/47-2o-forum-nacional-eolico-carta-dos-ventos/93-contexto-e-objetivos

Um comentário:

Jaime Lourenço disse...

Prates,
Eu gostaria muito de participar do fórum. Sou concluinte do curso de petróleo e gás do IFRN, e meu trabalho de conclusão de curso é sobre o contexto da energia eólica e sua aplicação em nosso estado. Me identifico muito com a área. Ficaria muito grato em estar presente, mesmo como ouvinte. Espero um retorno seu, caso exista alguma possibilidade.
Até mais.

.