titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

RN é destaque no Wind Forum Brazil 2010, em São Paulo

O Secretário de Energia e Assuntos Internacionais do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Jean-Paul Prates, participou ontem (2aF, 8/fev) da sessão plenária de abertura do "Wind Forum Brazil 2010", que reuniu mais de 400 empreendedores, fornecedores e especialistas do setor eólico nacional no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo.

O convite ao secretário potiguar, único representante das administrações estaduais a falar no evento, deu destaque especial à gestão energética do Rio Grande do Norte, ressaltando a rápida instalação de capacidade de geração em geral, e a liderança nacional na implantação de novos projetos - a partir do Leilão Federal de dezembro e da viabilização do primeiro contrato de venda de energia eólica no mercado livre.

Jean-Paul Prates expôs aos conferencistas as ações que levaram o RN a ser o líder em projetos vencedores no Leilão Federal de Energia Eólica, realizado em dezembro passado. E explicou os próximos passos que o Governo do Estado seguirá para assegurar a implantação dos parques bem como a atração de fornecedores e fabricantes de equipamentos para o Estado. Outro aspecto salientado pelo Secretário de Energia foi o conjunto de ações relativas à capacitação, recrutamento e emprego de mão-de-obra local para as obras e para as operações futuras.

Os empreendedores eólicos demonstraram grande interesse pelas iniciativas do Governo do Estado no sentido de racionalizar o procedimento de licenciamentos das obras e pré-zonear as áreas para os futuros leilões. O Secretário confirmou que a Secretaria de Energia e o IDEMA atuarão em conjunto na análise técnica, econômica e ambiental dos projetos, com vistas a assegurar a boa condução das atividades de implantação dos parques. Também ratificou ser intenção da gestão estadual realizar o pré-zoneamento de áreas para evitar a sobreposição de projetos (conforme recomendação da própria ANEEL) e a especulação com terras não-propícias ou não prioritárias na sequência de projetos a serem localizados no Estado. "O pré-zoneamento, a partir de critérios técnicos, estratégicos e ambientais, evitará frustração de expectativas em momentos mais adiantados do empreendimento. Vamos saber de ante-mão onde o Estado deseja e onde não deseja instalar parques eólicos", explicou Prates.

Além do secretário potiguar, a mesa de abertura contou também com as palestras do Presidente do Conselho da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE, a entidade responsável pela aquisição da energia dos leilões federais), Antônio Machado; do Diretor de Estudos Econômicos da EPE, Juarez Castrillon; do Secretário Executivo da ABEEÓLICA, Pedro Perrelli; e do Deputado Federal e Presidente da Comissão Especial de Energia Eólica, Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) e a mediação do Presidente da Wobben Wind Power, Pedro Vial.

Durante a tarde, o Secretário manteve diversos encontros com fabricantes de turbinas, torres, pás e outros equipamentos e serviços com vistas a convidá-los a analisar o RN como alternativa viável e atrativa para sediar operações regionais: "Muito em breve, teremos boas notícias sobre projetos de fabricantes de equipamentos se estebelelecendo no Rio Grande do Norte, multiplicando ainda mais o efeito das conquistas já representadas pelos parques viabilizados no leilão", assevera.

O Ministério de Minas e Energia publicou, através da Portaria Ministerial no. 55, as diretrizes básicas para a realização do próximo leilão de energia de reserva (que incluirá eólica, mas também PCHs e biomassa). O leilão tem prazo para ocorrer até julho/2010, e as inscrições terão prazo até dia 08/março.

O Governo do Estado deverá anunciar, ainda este mês, a atualização do Cadastro Estadual de Projetos Eólicos (CEPE) e lançar o Cadastro de Investidores em Projetos Eólicos (CIPE) visando a aproximar projetos e investidores, e atualizar as informações sobre os projetos em concepção no Estado.

Fotos: Jaime Oide | "Wind Forum Brazil 2010" é um evento organizado pelo IQPC.

Nenhum comentário:

.