titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Natal sediará Fórum Nacional Eólico a partir do dia 18

Nos dias 18 e 19 deste mês, Natal vai se transformar na capital brasileira da energia eólica.

O Fórum Nacional Eólico vai discutir os rumos e desafios dos projetos de geração deste tipo de energia no Brasil com líderes políticos, empresariais e fornecedores do setor.

Durante o evento, que será realizado no Serhs Natal Grand Hotel, a Casa Civil da Presidência da República, os Ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente e os secretários para Assuntos de Energia, representando todos os governos estaduais, irão discutir e assinar a Carta dos Ventos, documento que irá nortear a definição de regras, formulação de políticas públicas e mecanismos de atração de investimentos em energia eólica para o país.



De acordo como secretário de Energia do Rio Grande do Norte, Jean-Paul Prates, a Carta dos Ventos vai representar um marco para o futuro do setor eólico brasileiro. “Neste documento serão apresentadas intenções voltadas para incentivar a exploração do potencial eólico brasileiro como fonte energética, em que os signatários firmarão o compromisso de enfrentar os desafios e necessidades reconhecidos pelos governos federal e estaduais, Poderes Legislativos, investidores e entidades regulatórias, financeiras e profissionais relacionadas com o segmento das energias renováveis”, destaca o secretário. Segundo ele, a Carta será assinada logo no início do Fórum para que suas diretrizes possam ser discutidas no decorrer do evento.

Após a assinatura da Carta, o Fórum Nacional Eólico continua com um ciclo de palestras e reuniões durante a tarde do dia 18 e todo o dia 19 de junho. Nestes painéis haverá debates sobre os mitos e verdades sobre a implantação de projetos eólicos, aspectos ambientais, marco regulatório do setor de energia eólica, experiências internacionais e dos estados brasileiros na viabilização destes empreendimentos e discussão sobre as necessidades de desenvolvimento do mercado nacional de fornecedores de equipamentos e serviços.

No dia 19 de junho também haverá um workshop em que será apresentado o passo a passo para implementação de projetos de energia eólica destinado ao público-geral, investidores e estudiosos. O objetivo é dar o suporte necessário para que os investidores interessados possam adaptar os seus projetos ao padrão estabelecido pelo Ministério das Minas e Energia para os leilões das eólicas.

O Fórum Nacional Eólico/Carta dos Ventos é uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Energia e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Norte e Fórum de Secretários de Estado para Assuntos de Energia e é patrocinado pelas empresas: Bioenergy, Dreen Brasil, EDP Renováveis, Iberdrola, Multiner, Pacific Hydro, Petrobras, Vestas e Wobben Windpower.

A participação é somente para convidados. Demais interessados devem se cadastrar para que sua inscrição seja aprovada pelos organizadores. As formas para se cadastrar são através do site www.riograndedonorte.net/eolico (Área Cadastro).

Nenhum comentário:

.