titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Governos do RN e de Navarra assinam acordo de cooperação em energia eólica


Durante a abertura do Fórum Nacional Eólico, realizado no Hotel Serhs, na Via Costeira, em Natal, desde esta quinta-feira (18) até o sábado (20), também foi assinado um acordo de cooperação técnica entre os governos do RN e de Navarra, na Espanha. O documento foi assinado pela governadora Wilma de Faria e pelo vice-governador do estado espanhol, Álvaro Miranda. O ato foi acompanhado pelo secretário estadual de Energia do RN, Jean-Paul Prates.

O acordo de cooperação entre os dois governos vai garantir intercâmbios nas áreas científica, tecnológica, regulatória e econômica visando à instalação de fábricas de equipamentos para produção de energia eólica no Rio Grande do Norte. Segundo o secretário estadual de Energia do RN, Jean-Paul Prates, o Estado de Navarra tem 25 anos de experiência no desenvolvimento de energias renováveis e já recebeu importantes prêmios europeus como reconhecimento deste trabalho.

Antes da assinatura do acordo, foi assinada a Carta dos Ventos que representa o marco regulatório e vai definir as diretrizes gerenciais para o setor. O documento assinado pela governadora do RN, Wilma de Faria, pelo ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, pelo secretário estadual de Energia, Jean-Paul Prates, e pelo presidente do Fórum Nacional de Secretários de Energia Eólica, Julio Bueno, apresenta 10 medidas para alavancar o segmento no Brasil. “É, na prática, um compromisso político firmado entre os governos estaduais e o governo federal”, disse Prates.

A mesa de abertura do Fórum foi composta pela governadora do RN, Wilma de Faria, o secretário estadual de Energia e Assuntos Internacionais do RN, Jean-Paul Prates, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o presidente do Fórum Nacional de Secretários de Energia Eólica, Júlio Bueno, o presidente da Comissão Especial de Energia da Câmara dos Deputados, deputado federal Rodrigo Rocha, o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Roberto Smith, o presidente da Federação das Indústrias do RN, Flávio Azevedo, e o presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeol), Lauro Fiuza.

Com cerca de 250 participantes, a abertura do evento reuniu secretários estaduais e representantes de empresas de energia de estados como São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Ceará e Alagoas. Também estiveram presentes pesquisadores, especialistas e investidores nacionais e estrangeiros da Espanha, Portugal, Dinamarca, Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul e Austrália.

O Fórum Nacional Eólico reúne os secretários de energia dos 26 estados e o Distrito Federal e está sendo realizado desde a manhã desta quinta-feira (18) até o próximo sábado (20), no hotel Serhs, na Via Costeira, em Natal (RN).
*Crédito da foto: Demis Roussos

Nenhum comentário:

.