titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Fórum Eólico conclui debates nesta sexta

Os debates do Fórum Eólico Nacional realizado em Natal (RN) terminam nesta sexta-feira (19). Pela manhã foi realizado um workshop acerca do passo-a-passo para a implementação de projetos de energia eólica. O objetivo foi apresentar e promover uma discussão sobre as etapas para implementar projetos de energia eólica, desde a fase de planejamento à comercialização da energia.

À tarde, a partir das 13h30, estão previstos três painéis. O primeiro deles vai discutir o marco regulatório, financiamento, leilões e regras para o desenvolvimento da energia eólica no Brasil.

Em seguida, haverá uma exposição de experiência internacionais no desenvolvimento do setor eólico, discutindo incentivos, tecnologias e ganho de escala.

O encerramento está previsto com o painel sobre o desenvolvimento do mercado nacional de fornecedores de equipamentos e serviços.

No primeiro dia do Fórum, que acontece no Hotel Serhs, na Via Costeira, foi assinada a Carta dos Ventos. O documento aponta 10 medidas para o desenvolvimento da energia eólica no país. Assinaram a governadora do RN, Wilma de Faria, o secretaria estadual de Energia, Jean Paul Prates, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, opresidente do Fórum de Secretários de Estado para Assuntos de Energia, Julio Bueno, entre outras autoridades.

A governadora Wilma de Faria assinou também um acordo de cooperação técnico-científico com o vice-governador de Navarra (Espanha), Álvaro Miranda.

O secretário Jean Paul Prates tem feito uma avaliação positiva em relação ao evento no qual é anfitrião. Ele destacou a participação expressiva de importantes especialistas do setor energético, de autoridades governamentais e de um considerado número de potenciais investidores estrangeiros, da Espanha, Portugal, Dinamarca, Austrália, Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.

Neste sábado (20), será feita uma visita técnica com investidores aos parques eólicos na região do Rio do Fogo, litoral norte do Rio Grande do Norte. O secretário Jean Paul estará presente acompanhando os visitantes.

O Fórum Nacional Eólico é uma promoção do Fórum de Secretários de Estado para Assuntos de Energia em parceria com o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado de Energia e Assuntos Internacionais.

Nenhum comentário:

.