titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

sábado, 4 de abril de 2009

Ministro vê Rio do Fogo no painel de controle da Iberdrola em Madri

Mais uma vez, o RN foi o destaque da Missão Governamental Brasileira sobre energia eólica na Espanha. Nesta sexta-feira, na visita ao Centro Mundial de Controle e Monitoramento dos Parques Eólicos da Iberdrola Renováveis, na capital espanhola, o Ministro de Minas e Energia Edison Lobão e o Secretário de Energia do Estado, Jean-Paul Prates, juntamente com outras 40 pessoas (membros da delegação brasileira e representantes do governo espanhol e de empresas daquele país), receberam explicações técnicas e viram as demonstrações de controle do vento e de funcionamento dos equipamentos dos parques da empresa espalhados por todo o mundo.

A partir de um monitor do tamanho de uma parede, a curiosidade é que todas as explicações foram dadas mostrando dados em tempo real do parque eólico de Rio do Fogo (RN, Brasil). Os presentes puderam ver Rio do Fogo pelas câmeras de monitoramento de vários ângulos, e acompanharam, em tempo real, as medições de vento no local e o controle técnico de cada um dos aerogeradores - tudo dali mesmo, da sede da empresa, no centro de Madri.

Rio do Fogo não decepcionou, e mesmo em dia de "vento fraco" - segundo o Gerente do Centro de Operações, Gustavo Moreno - pôde-se constatar que o parque potiguar mantinha todos os seus aerogeradores girando, confirmando sua condição de parque mais rentável dentre todos da Iberdrola no mundo. O ministro ficou bem impressionado, assim como toda a audiência. E concedeu entrevista às televisões locais em frente ao painel que mantinha o RN em destaque.

Obs.: Estamos recebendo as fotos da cerimônia e da visita, que serão aqui publicadas logo que chegarem. Na foto disponível, vê-se o painel.

Nenhum comentário:

.