titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

quinta-feira, 23 de abril de 2009

CNN en Español entrevista

O potencial energético potiguar está despertando o interesse do mundo inteiro. O entrevistado da CNN Español é o secretário estadual de Energia e Assuntos Internacionais, Jean-Paul Prates, que vai fala sobre o potencial energético do Nordeste brasileiro, em especial do Rio Grande do Norte, a partir de fontes alternativas como o vento e as oleaginosas. O programa foi gravado na terça-feira (21) e vai ao ar amanhã, às 10h, 13h e 19h.

O convite foi motivado pela política energética do Governo Obama e as relações que ela tem com o Brasil. Em todo o mundo, é cada vez maior a discussão em torno da diversificação da matriz energética para outras fontes além das hidroelétricas, que em alguns casos têm se mostrado insuficientes para atender à demanda mundial. Vale lembrar, por exemplo, do apagão que o Brasil sofreu há alguns anos em função das secas que atingiram os rios brasileiros que alimentam as hidroelétricas e comprometeram o abastecimento elétrico do país.

Durante a entrevista, o secretário de Energia do Rio Grande do Norte vai apontar os diferenciais do Estado e do Nordeste na geração de energia proveniente de fontes renováveis. "Temos vento, sol e oleaginosas, que durante muito tempo foram consideradas intempéries de uma região pobre, mas que hoje constituem importante riqueza e interesse internacional pela possibilidade de geração de energia, que é pauta mundial", salienta Jean-Paul Prates. A CNN escolheu apenas dois gestores brasileiros para integrar a discussão: o secretário de Energia do RN e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

Nenhum comentário:

.