titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

domingo, 29 de março de 2009

Agenda no exterior: energias renováveis na Espanha e o RN exposto à Coréia pela primeira vez.

O Secretário de Energia e Assuntos Internacionais do Estado, Jean-Paul embarcou nesta segunda-feira à noite para a Espanha acompanhando a Missão Governamental Brasileira liderada pelo Ministro de Estado das Minas e Energia, Edison Lobão.

O Secretário representará a Governadora Wilma de Faria, convidada pelo Governo Espanhol a participar da missão em vista do potencial de geração de energia a partir de fontes renováveis (eólica, solar e biomassa) que apresenta o Estado do Rio Grande do Norte.

A missão visa iniciar acordos de cooperação e intercâmbios tecnológicos entre o Brasil e a Espanha a respeito de energias renováveis. A Espanha, com uma potência instalada de 17.000MW em parques eólicos, é hoje o terceiro país que mais gera energia a partir do vento no mundo, atrás apenas dos EUA e da Alemanha. Apesar da crise internacional, o país espera manter a altissima taxa de crescimento desta energia em sua matriz, visando atingir 2010 com 20.000MW de capacidade instalada. Hoje, a Espanha já consegue suprir cerca de 40% de sua demanda por eletricidade a partir desta fonte (pico em 24 de novembro de 2008, 43%).

Haverá uma sessão especial no Parlamento Espanhol para celebrar a visita oficial brasileira, e várias visitas a centros de pesquisa, parques eólicos e núcleos de monitoramento, dados e regulação setorial. Da delegação brasileira também fazem parte membros do Alto Escalão das entidades federais relacionadas com o setor energético, tais como a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o ONS (Operador Nacional de Sistemas), a Eletrobras, a CHESF e a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica, órgão regulador do setor).

Em consonância com as medidas de austeridade baixadas pela Governadora Wilma de Faria recentemente, o Secretário abriu mão do recebimento de diárias durante o período de sua viagem e utilizará milhas acumuladas para a aquisição das passagens.

De lá, o Secretário parte direto para a Coréia, a convite do governo daquele país, para expor as oportunidades de investimento em energia e infra-estrutura no Rio Grande do Norte, e para encontrar-se com o governo (inclusive jantar na residência oficial do Ministro de Comércio, Energia e Indústria Hyun Chong-Kim - foto) e para reuniões já agendadas com os principais grupos empresariais coreanos (Samsung, LG, SK, Hyundai e Daewoo, entre outros). Será a primeira vez em que um representante do Governo do Estado do Rio Grande do Norte visitará a Coréia em missão de prospecção de investimentos. A viagem também corre sem qualquer ônus para o Estado, a convite integral do Ministério de Comércio, Energia e Indústria daquele país.

Nenhum comentário:

.