titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Rio Grande do Norte destaque na Bloomberg TV

Em entrevista exclusiva à Bloomberg TV, gravada em São Paulo nesta terça, o Secretário de Energia e Assuntos Internacionais, Jean-Paul Prates, afirmou que o Estado tem se preparado para a nova era da Energia Local, em substituição à Era do Petróleo. Ele citou o interesse dos investidores nacionais e internacionais no potencial de energias renováveis e biocombustíveis no Estado e salientou a tradicional vocação do RN como provedor energético, adquirida em 3 décadas de produção de petróleo e gás proeminente no cenário nacional. Ele analisou também as consequencias da atual baixa dos preços do barril de petróleo nos investimentos em energias renováveis.

"A questão do preço do petróleo estar baixo hoje, que poderia ser um fator de amedrontamento, é relativa porque sabe-se que o setor de petróleo vive ciclicamente afetado por periodos de baixa e de alta. Da mesma forma que nós tivemos 10 anos praticamente de alta sustentada, que ajudou as energias renováveis a consolidarem sua viabilidade técnica e econômica, agora temos que conviver com um período de baixa até 2010 ou 2011. Mas 3 anos de barril a 40 dólares não podem matar os projetos, pois a Humanidade sabe que o ciclo voltará; algum dia o petróleo voltará a ser caro de novo e a tendência é que ele permaneça cada vez mais tempo caro e cada vez menos tempo, barato." afirmou Prates.

O canal Bloomberg TV (disponível nas principais operadoras de TV a cabo ou digital do País) é referência maior dos analistas financeiros, investidores e acionistas militantes do mercado brasileiro e internacional. Michael Bloomberg, dono do canal que também se integra a um conglomerado de consultoria financeira e bancos estatísticos dos mercados mundiais, é o atual prefeito de Nova York.

Nenhum comentário:

.