titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Parabéns ao Assentamento Canudos!

Release de interesse e comentário abaixo:

Na próxima sexta-feira, 13, o Presidente Luis Inácio Lula da Silva virá ao Rio Grande do Norte e visitará o assentamento de Reforma Agrária Canudos, no município de Ceará Mirim, onde está localizado o Pólo de Tilapicultura do Mato Grande. Esse projeto faz parte de um programa institucional de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, desenvolvido por professores e estudantes e coordenado pelo professor Deusimar Freire Brasil, do Departamento de Oceanografia e Limnologia. O Pólo de Tilapiculcultura surgiu há quatro anos com o propósito de gerar renda e oportunidades de trabalho para os moradores de várias comunidades rurais da região do Mato Grande. Atualmente, a comercialização do pescado (13 toneladas/mês) está sendo objeto de incubação pela INICIES – Incubadora de Iniciativas de Empreendimentos Econômicos Solidários da UFRN, coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Com acompanhamento técnico de professores e alunos da Universidade, o projeto foi assunto de 23 trabalhos de conclusão de curso e duas dissertações de mestrado. Lá são realizadas aulas teóricas e práticas dos cursos de Aqüicultura, Ciências Biológicas e Zootecnia da UFRN. O Pólo de Tilapicultura do Mato Grande conta com o apoio do Banco do Brasil, CNPq, FAEX, Fapern e outras entidades.

Publicamos o release acima para registrar o sucesso da iniciativa liderada por Livânia Frison que também inclui um Arranjo Produtivo Local (APL) com a cooperativa COPET para plantio de girassol e produção de óleo básico - matéria prima para biodiesel. O assentamento está incluído no Programa de Agroenergia do Estado. Além das tilápias, a COPET produz mel e óleo de girassol no assentamento de Canudos.

Parabéns a Livânia e sua equipe da COPET pelo sucesso e pelo trabalho duro. Um exemplo a ser seguido pelos demais núcleos inseridos no nosso PROAGE.

Nenhum comentário:

.