titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Presença no "Wind Forum Brasil 2009", São Paulo.

O Secretário de Energia e Assuntos Internacionais do Rio Grande do Norte, Jean-Paul Prates, participou esta manhã da plenária de abertura do Wind Forum Brasil 2009, realizado em São Paulo, no Anhembi Holiday Inn. A mesa contou ainda com a presença de Roberto Smith, Presidente, BNB – BANCO DO NORDESTE; Amílcar Guerreiro, Diretor de Assuntos Econômicos e Energéticos da EPE – EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA; Sebastião Florentino, Assistente do Diretor de Engenharia da ELETROBRAS; Mark Argar, Diretor Geral da PACIFIC HYDRO, do Deputado Federal Paulo Teixeira (PT-SP); Samira Sana Fernandes de Sousa, Coordenadora Geral de Sustentabilidade Ambiental do Setor Energético do MME - MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA; Aymoré de Castro Alvim Filho, Especialista em Regulação - Coordenador de Regulação do PROINFA da ANEEL – AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA; Laura Porto, Diretora de Novos Negócios da IBERDROLA e de Lauro Fiúza Júnior, Presidente da ABEEÓLICA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA EÓLICA.

O tema central dos debates foi o aspecto regulatório e o próximo leilão a ser realizado pelo Governo Federal, cuja primeira portaria já se encontra em consulta pública.

Na sua palestra, o Secretário destacou as ações que o Governo do Estado vem realizando para organizar o grande afluxo de interesse em investimentos, esperado para as regiões de maior potencial. O lançamento do Cadastro Estadual de Projetos Eólicos (CEPE) foi elogiado pelos investidores como sendo uma forma ideal de filtrar os projetos que merecem a atenção e o acompanhamento do Governo.

Também foi comentada como uma iniciativa proativa, de parte do Governo do RN, o fato de a Secretaria de Energia se dispor a coordenar a organização de um consórcio para a construção e operação de uma linha de transmissão que permeie a área de maior potencial eólico, hoje carente de infra-estrutura de escoamento.

Os operadores também concordaram com a preocupação do Secretário com a especulação imobiliária exacerbada e desproporcional - e se dispuseram a participar de workshop estadual com a presença das associações a serem formadas pelos proprietários de terras com potencial eólico.

O evento continua pela tarde e nesta terça pela manhã. Hoje e amanhã, pela tarde, o Secretário se reúne com alguns dos participantes interessados em investimentos no RN. Cinco grupos empresariais não presentes no Estados agendaram reuniões, bem como outros quatro que já possuem projetos cadastrados.

Nenhum comentário:

.