titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Em nome da Governadora Wilma de Faria, recebendo o Embaixador norte-americano.

O Secretário de Energia e Assuntos Internacionais, Jean-Paul Prates, esteve hoje à tarde recepcionando o Embaixador do Estados Unidos da América, Clifford Sobel, e a embaixatriz Barbara no Aeroporto Augusto Severo em nome da Governadora Wilma de Faria.

O embaixador encontra-se em Natal para, nesta quinta-feira, formalizar parcerias entre o Governo do Estado e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para a realização de projetos nas áreas de segurança pública, geração de empregos, assistência médica, responsabilidade social e desenvolvimento do comércio local. O acordo será firmado nesta quarta-feira (11), às 10h30, na Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), no Centro Administrativo de Lagoa Nova, durante visita do embaixador norte-americano no Brasil, Clifford Sobel, à governadora Wilma de Faria.

Na pista do aeroporto e no hangar oficial, os dois conversaram sobre a construção de uma pauta comum de interessess no setor energético, entre o Governo norte-americano e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Foram incluídos, para discussão mais detalhada posteriormente, o Centro de Tecnologia de Petróleo em Terra, os projetos de Energia Eólica e Solar e o Programa de Agroenergia do Estado. Além disso, o Secretário enfatizou a importancia de intercambios nas áreas de logística aero-portuária e portuária, principalmente em relação à regularidade e viabilidade de rotas aéreas e a possibilidade de investimentos diretos no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante e nos empreendimentos portuários do Estado.

A embaixatriz revelou que há muito tempo o casal desejava conhecer o Rio Grande do Norte, de que ouviram falar em conversa com o Ministro Nelson Jobim.

O relacionamento entre EUA e o RN, além da conhecida componente histórica da época da II Grande Guerra, tem muitas complementaridades e interesses em comum, especialmente na esfera dos biocombustíveis e da energia renovável. Ficou combinada a sequência dos entendimentos entre a Secretaria de Energia e Assuntos Internacionais e a U.S. Trade & Development Agency (agência de fomento comercial do governo norte-americano), através da Gerente Executiva para América Latina e Caribe, Gabrielle Mandel, sediada em Washington.

Nenhum comentário:

.