titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Chegada de 3 sondas de perfuração de petróleo ao RN


Está em curso esta semana a operação de desembaraço e desembarque de 3 sondas de perfuração de petróleo que chegaram da China para operar no Rio Grande do Norte, trazidas pela empresa ETX (que, apesar do nome, não pertence ao grupo EBX, de Eike Batista).

As 3 sondas estão contratadas pela Petrobras para ficar durante 8 anos perfurando no RN. Ao todo, a operação das três deverá gerar cerca de 132 empregos diretos no campo de operação, mais outros 35-40 na base operacional. Além disso, estima-se a geração de outros 200 empregos indiretos em função delas, nas atividades de transporte, alimentação e hospedagem de funcionários, uniformes, caminhões-guindaste, etc.

Cada sonda é capaz de perfurar até 2.000 metros, com potencia de motor de 650hp.  O peso total do equipamento que desembarca no Porto de Natal é de 1.350 toneladas.

A operação das 3 sondas deverá gerar o recolhimento de cerca de nove milhões de reais em ISS ao longo de todo o contrato (8 anos), beneficiando diretamente cada município em que as sondas operarem.

A ETX é uma empresa de prestação de serviços de perfuração e completação de poços fundada em 2005 por executivos do setor de petróleo, em parceria com grupo investidor de Hong Kong. O grupo também participa de investimentos diretos em exploração e produção como produtores independentes em associação com investidores da Austrália. 

Esta movimentação indica o reaquecimento da atividade perfuratória no Estado, que apresenta curva de crescimento significativa: em 2005-2006, a media anual de poços perfurados variou entre 150 e 180 poços. Este ano, a estimativa da Petrobras é de 300 poços, com mais 15 a 20 furados pelos produtores independentes. Para 2009, a previsão da Petrobras é de cerca de 500 poços a serem perfurados no Estado.

Ressaltamos o elogio da empresa à operação da CODERN e, especialmente, da Receita Federal de Natal-RN que atuou exemplar e eficientemente no processo de desembaraço. Tanto que a empresa trará, no início de 2009, mais 8 sondas para operar no RN e 2 para operar no ES, sendo que as duas que irão para o Sudeste também serão desembaraçadas aqui, no Porto de Natal. 

Um comentário:

emilio disse...

Sera uma boa para a produção pretolifera do RN e melhor ainda pra quem fez alguns cursos na area como eu que ja fiz no CEFET de Mossoró Tecnico de Operador de Sonda de Perfuração entre outros cursos e sempre na batalha de uma oportunidade...
obrigado.

.