titulo

SustentHabilidade

Opinião e realizações

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Abertura da Feira Postos & Conveniência em Natal




Foi aberta oficialmente ontem à noite, em Natal, a Feira Nacional de Postos & Conveniência – 2008, o principal evento do setor de postos de serviços e lojas de conveniências do Brasil.  O setor trouxe a Natal mais de 5.000 visitantes de todo o país, entre donos de postos, equipes de gerentes das empresas, fornecedores e prestadores de serviços do segmento.  

A Governadora Wilma de Faria foi representada pelo Secretário de Energia e Assuntos Internacionais, Jean-Paul Prates. No discurso de abertura, o Secretário ressaltou a importância para o RN de receber um evento que representa mais de 160 bilhões de reais em faturamento annual, "possivelmente o maior evento, em PIB representado, da história de Natal".  

Prates salientou também que o setor passou por um período de depuração dos maus agentes, com o forte combate à adulteração, a interação das instâncias federal e estadual na fiscalização e no combate à sonegação fiscal.

Ao concluir e dar as boas vindas a todos, o Secretário resumiu as realizações recentes da Administração Wilma de Faria na seara energética: a conquista da refinaria, o início das operações da Termoaçu, a implantação de um programa estadual de biocombustíveis, a organização dos projetos eólicos, a consolidação do mercado de gás e as parcerias com a Petrobras em vários segmentos inclusive o da exploração de novas reservas e o da revitalização de campos produtores. 



Ainda na ocasião, o Superintendente da ANP, Edson Silva, ressaltou a importância da regulação e da fiscalização para o processo de consolidação de um setor onde a tônica seja a competição honesta e o comportamento comercial saudável – e aproveitou para anunciar medidas revisionais ansiosamente aguardadas relativas à atual portaria que regula o segmento nacionalmente.

As entidades promotoras do evento, o Sindicom (que reúne as empresas distribuidoras que operam no Brasil) e a Fecombustíveis (que reúne os donos de postos de todo o país), através de seus respectivos Vice-Presidentes, também saudaram os novos tempos e salientaram os próximos desafios – especialmente na seara ambiental, quanto à implantação efetiva dos padrões modernos de segurança e proteção ao meio ambiente, especialmente na Região Nordeste.

O setor de distribuição e revenda de combustíveis gera mais de 52 bilhões de reais anuais em impostos, e mais de 330 mil empregos diretos e indiretos em todo o país. Investe cerca de R$800 milhões anualmente, e totaliza ativos no valor de mais de 3 bilhões de reais. 

Nenhum comentário:

.